14 coisas que você PRECISA saber antes de comprar um Anel de Noivado

Você decidiu fazer o tão esperado pedido de casamento, mas não sabe muito bem como escolher um anel de noivado?

Fique tranquilo, isso é muito mais comum do que você imagina! É super normal que você não esteja familiarizado com termos como quilates, banho de ródio e outros detalhes relacionados a joias.  Pensando nisso, listamos abaixo 14 coisas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de comprar um anel de noivado. 

1. Diferença entre Anel de Noivado e Alianças

Anel de noivado e alianças são a mesma coisa?

O anel de noivado, tradicionalmente, é a joia que representa o pedido de casamento. Ou seja, o anel de noivado simboliza que o casal assumiu o compromisso de se casar em breve! 

Pedido de casamento com anel de noivado

As alianças representam o casamento. Tradicionalmente, as alianças deveriam ser utilizadas pelo casal somente após oficializada a união. Acontece que, no Brasil, é muito comum que o noivado seja feito já com um par de alianças e, por isso, muita gente acaba confundindo o anel de noivado com as alianças.

Além de marcarem momentos distintos, o anel de noivado e a aliança são joias bem diferentes.

O anel de noivado tem uma pedra projetada para fora do aro. Já as alianças, podem ou não ter pedras e essas serão cravadas no próprio aro. Veja a imagem abaixo:

diferença anel de noivado e aliança

2. Por que comprar um anel de noivado?

Se o pedido de casamento pode ser feito com as alianças, por quê comprar um anel de noivado?

Você já parou pra pensar que ela sonha com esse pedido de casamento há um bom tempo? E, cá entre nós, eu aposto que você também já sonhou várias vezes com o momento em que encontraria a mulher da sua vida.

É claro que você pode ir direto ao ponto e já comprar as alianças. Mas o principal motivo pra você optar por um anel de noivado na hora do pedido é porque ela simplesmente vai amar! O anel será uma lembrança diária do “sim” mais emocionante da vida de vocês: toda vez que ela olhar para joia, vai se recordar de como foi o pedido de casamento que você planejou para ela.  

Eu disse sim!

Clientes Reisman 

Pedido de Casamento Romântico

Pedido de Casamento com anel Maldivas

3. A tradição do Anel de Noivado

Um dos encantos do anel de noivado é o fato de a joia ser um símbolo de amor há séculos. Acredita-se que o primeiro registro de um anel de noivado ocorreu em 1477, dado pelo arquiduque Maximiliano da Austria à Maria, Duquesa de Borgonha.

A partir daí, o costume de fazer o pedido de casamento com um anel de noivado se tornou uma tradição entre a realeza.  Quer saber mais? Leia aqui.

4. Quanto custa um anel de noivado?

Afinal, quanto vou precisar desembolsar para comprar um anel de noivado?

O valor de um anel de noivado é algo muito variável! Muito mesmo! A boa notícia é que existem anéis para todos os gostos e para todos os bolsos.  O quanto você vai desembolsar é uma decisão muito pessoal.

Muitos namorados deixam de presentear suas futuras noivas com um anel de noivado por achar que ele será caro demais. Isso não é verdade! É possível encontrar uma joia linda que se encaixe em seu orçamento!

Um dos mitos a respeito do anel de noivado é imaginar que ele precise ser caríssimo e ter um diamante enorme. Nada disso. Lembre-se que  um dos fatores mais importantes do anel de noivado é o seu valor sentimental, impossível de ser financeiramente definido.

O anel representa a história e o amor de vocês e é isso que importa para ela.


Uma dica bastante legal na hora de decidir o quanto investir na joia é que você leve em consideração que o anel de noivado é um bem nobre e extremamente durável, feito para durar gerações! Experimente dividir o valor investido pelo número de anos em que o anel será utilizado e perceba que ele não é um item caro, mas sim muito valioso!

5. Qual a pedra do anel de noivado?

Sem dúvidas, a pedra mais clássica dos anéis de noivado é o diamante, mas isso não é uma regra!

Foto Anel de noivado

Foto: Reisman - Anel de noivado Bora Bora 

O diamante é uma pedra preciosa natural. Para que ele seja formado pela natureza, são necessárias condições de alta temperatura e pressão que só existem em determinadas profundidades abaixo da superfície da Terra. Além disso, seu processo de formação pode levar milhões de anos. É justamente por isso que eles são tão raros e valiosos!

Além de sua beleza incrível, uma vantagem do diamante é que seu brilho não se altera com o passar dos anos. Quer saber mais sobre diamantes? Contamos tudo aqui!

6. Tamanho do diamante no anel de noivado

Ao pesquisar sobre diamantes, com certeza você vai se deparar com o termo quilates. O quilate nada mais é do que uma unidade de medida para pedras preciosas. Um quilate é igual a 200 miligramas.

Além de indicar o peso da joia, os quilates acabam servindo também como parâmetro para o tamanho da pedra. E, para facilitar ainda mais, nas joalherias é muito comum que o tamanho do diamante seja expresso em pontos.

1 quilate = 100 pontos


“Bom, mas qual é o tamanho ideal de um diamante no anel de noivado?”

Não existe tamanho ideal! Todo tamanho é válido. Mas atenção: o tamanho do diamante em um anel de noivado será um dos fatores mais determinantes no preço de um anel.  Via de regra, quanto maior o diamante, maior será o seu valor.  

Diamantes pequenos: abaixo de 20 pontos

Diamantes médios: entre 25 a 45 pontos

Diamantes grandes: a partir de 50 pontos

Um fator muito interessante a se observar é que o valor dos diamantes não segue exatamente um padrão lógico. Explico melhor: esqueça qualquer regrinha de três na hora estimar o valor de uma pedra. Dois diamantes de 25 pontos não custarão o mesmo que um diamante de 50 pontos. Quanto maior o diamante, maior a sua raridade e, por isso, o seu valor aumenta exponencialmente e não proporcionalmente!

7. Diamante ou brilhante?

Muita gente se confunde com os termos diamante e brilhante. Então vamos acabar de vez com essa confusão:

O primeiro erro é achar que brilhante e diamante são sinônimos. Brilhante é um tipo de lapidação e Diamante é a pedra que será lapidada. O brilhante nada mais é do que um diamante em formato REDONDO!

Ou seja, todo brilhante será um diamante, porém nem todo diamante é um brilhante, uma vez que existem diversos outros tipos de lapidação existentes. Veja abaixo apenas alguns exemplos de outros tipos de lapidação que o diamante pode ter:

tipos de lapidação diamante

Foto: GIA

O segundo erro é achar que todo diamante redondo é um brilhante. Para que a lapidação seja considerada como brilhante ou abrilhantada é necessário que uma série de requisitos de proporção seja obedecida, entre elas um número elevado de facetas, que garante um brilho elevado a pedra, valorizando a joia.

No mercado, existe uma lapidação comumente confundida com o brilhante, conhecida como oito-oito (8/8). Apesar de também ser um diamante no formato redondo, essa lapidação tem um número reduzido de facetas, o que faz com que o brilho da pedra seja menor, reduzindo também o valor dessa pedra. (Veja um comparativo na imagem abaixo). 

Nossa recomendação é que você sempre se certifique se os diamantes da sua joia tem lapidação brilhante ou 8/8. Esse pode ser um fator determinante no preço e também na beleza da joia. Nós da Reisman somente trabalhamos com diamantes redondos na lapidação brilhante.

diamante brilhante e oito oito

8. Anel de noivado com pedra colorida, pode?

Apesar de o diamante ser a escolha mais clássica quando o assunto é anel de noivado, nada impede que você escolha uma joia com uma pedra preciosa colorida.

Essa é uma opção super bacana caso sua namorada tenha alguma cor favorita, ou caso ela ame determinada pedra preciosa!

Depois do diamante, as pedras preciosas mais procuradas são: Rubi, Safira e Esmeralda, mas também existem outras opções como a Água Marinha, a Turmalina Rosa, o Topázio Imperial... as opções são inúmeras!

Outro ponto a ser considerado é que normalmente as pedras preciosas coloridas costumam ser mais em conta que o diamante. Então essa pode ser uma ótima opção caso um anel de diamante não esteja dentro do seu orçamento.

Anel de noivado Safira

Foto: Reisman - Anel Amore Mio com safira e diamantes  

Anel de noivado safira e diamantes

Quer saber mais sobre anéis com pedras coloridas? Leia essa matéria aqui.

9. Tipos de anéis de noivado

Existem diversos tipos de anéis de noivado, mas sem dúvidas, os mais clássicos são os solitários e os halo rings.

Solitário

O anel solitário é aquele que possui uma pedra maior em destaque. É sem dúvida um dos modelos mais procurados de anel de noivado. Existem no mercado diversas opções de solitário!

Anel de noivado solitário

Anel de Noivado modelo Olimpo - Reisman

Anel de noivado Olimpo

Foto: Reisman - Anel de Noivado modelo Olimpo 

Anel de noivado Reisman


Halo Ring

O halo ring nada mais é do que um anel que possui um diamante maior rodeado de pedras menores.

O halo ring costuma ser um anel com estilo mais vintage. Esse é, inclusive, o estilo de do anel de noivado da atriz Marina Ruy Barbosa (confira aqui). 

Anel de Noivado Vintage

Foto: Reisman - Anel de Noivado modelo Amore Mio 

Anel de noivado vintage


Uma vantagem muito legal desse modelo é que ele faz o diamante central aparentar ser maior. É uma opção perfeita para quem deseja uma pedra mais vistosa, sem pesar tanto no orçamento.

Na imagem acima você consegue observar isso claramente: nosso anel de noivado Amore Mio tem uma pedra central de 35 pontos nessa imagem, mas se você considerar os diamantes menores, o aspecto visual seria equivalente a um diamante de pelo menos 1 quilate.

10. A cor do ouro

Anel de noivado cores de ouro

Foto: Reisman - Anel de Noivado modelo Unique

Sem dúvidas, o anel de noivado em ouro branco é o mais procurado. O que pouca gente sabe no entanto, é que essa cor de ouro exige uma certa manutenção conhecida como Banho de Ródio (Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o Ouro Branco antes de fazer sua escolha!)

O ouro amarelo é a segunda cor mais procurada em anéis de noivado. Uma das vantagens é que, ao contrário do ouro branco, sua cor não exige manutenção.

Existe também a opção de confeccionar o anel de noivado em ouro rosé. Essa é a opção com menor procura, mas atualmente tem crescido bastante a procura por joias em ouro rosé, sendo esse tipo de ouro até mesmo considerado uma tendência desde 2017.

11. Em que dedo usar o anel de noivado?

O anel de noivado é tradicionalmente utilizado na mão esquerda. Após o casamento, a noiva tem a opção de utilizar a joia junto com a aliança, ou, se preferir, passar o anel de noivado para a mão direita.

Anel de Noivado Halo Ring

Foto: Reisman - Anel de Noivado modelo Amore Mio 

Saiba mais detalhes sobre esse assunto AQUI!

E o que o noivo usa durante o noivado?

Quando o pedido de casamento é feito com um anel de noivado, normalmente o homem não utiliza nada. Se o pedido de casamento for feito com um par de alianças, ambos irão utilizar a joia na mão direita durante o noivado.

anel de noivado e alianças

Foto: Reisman - Alianças Delicate 4.5mm e Anel My Dream 20 pts

Usar anel de noivado com aliança


No Brasil, nós demos um jeito de abrasileirar a tradição: alguns noivos compram um anel de noivado para fazer o pedido e apenas uma unidade masculina da aliança. Nesse caso, a noiva utilizará o anel de noivado na mão esquerda e o noivo utilizará a aliança na mão direita durante o noivado.

Ficou com alguma dúvida? Explicamos detalhadamente em que mão usar o anel de noivado e as alianças AQUI.

12. Qual a diferença entre um diamante e uma zircônia?

Como explicamos acima, o diamante é uma pedra natural. Já a zircônia é uma pedra sintética, feita em laboratório.

Justamente por ser uma pedra sintética, a zircônia é uma opção bem mais em conta que o diamante.

Bom, mas se a zircônia é uma opção mais barata, por que comprar um anel de noivado com diamante? A resposta pra essa pergunta é bem simples: o diamante sempre terá o melhor custo-benefício, pois seu brilho nunca se altera! 
Não entendeu muito bem? Explicamos tudo em detalhes nesse post aqui.

13. Como vou descobrir a medida dela?

Na grande maioria das vezes, a compra de um anel de noivado envolve uma surpresa, por isso, é bem provável que você não saiba a medida dela.

A forma mais precisa de descobrir uma medida de anel é utilizando uma aneleira ou um bastão medidor de anéis. Mas sabemos que isso pode acabar estragando a surpresa, né? Por isso, fizemos um post super detalhado pra te auxiliar a descobrir a medida do aro da sua namorada. Confira aqui!

14. Como escolher um anel de noivado para ela

Já sabe a medida, mas não sabe como escolher o anel de noivado perfeito para ela? Comprar um anel de noivado pode ser muito mais fácil do que você imagina!

Nós trabalhamos há muitos anos com anéis de noivado e alianças, por isso, nós podemos te auxiliar a encontrar o anel de noivado ideal para ela.  E com certeza, só de olhar pra ele você vai sentir quando encontrar a joia perfeita!

estilos de anel de noivado

Comece lendo essa matéria AQUI com várias dicas de como escolher um anel de noivado e caso fique com alguma dúvida, sinta-se a vontade pra entrar em contato com nossa equipe de vendas, será um prazer te ajudar nessa escolha

Click Here to Leave a Comment Below