Como descobrir a medida do dedo da minha namorada?

Alianças de Casamento

Você tomou a importante decisão de pedi-la em casamento e, na hora de escolher as alianças ou o anel de noivado, surge a dúvida: como descobrir a medida do dedo dela sem que ela perceba?

Pra conseguir fazer um pedido de noivado surpresa, é importante que você tome alguns cuidados. Por isso, vamos te dar algumas sugestões:

1. Ache uma aliada.

Você pode pedir o auxílio da mãe, de uma irmã ou de uma amiga dela na hora de descobrir a medida do dedo da sua namorada. Mas muito cuidado: sua aliada precisa ser MUITO confiável e conseguir disfarçar MUITO bem, do contrário seus planos podem ser frustrados! Se estiver na dúvida, prefira não contar pra ninguém!

Como saber a numeração do anel2. Pegue um anel dela.

Essa é uma manobra um pouco arriscada por dois motivos: primeiro, ela pode notar a ausência do anel e; segundo, você pode pegar um anel que seja usado em um dedo diferente. Por isso, se a sua ideia é pegar um anel dela sem que ela perceba, nunca pegue uma joia que ela utiliza muito, pois ela facilmente irá notar a ausência. Outro detalhe importante é pegar um anel usado no dedo em que você deseja medir (veja abaixo). De preferência, pegue um anel mais fino e sem muitos detalhes (anéis largos ou de formatos muito diferentes podem dificultar na hora de decidir a medida)

Conseguiu pegar o anel? Leve-o rapidamente a uma joalheria e peça que tirem a medida com um medidor de anéis (veja a foto ao lado – clique para ampliar). Anote a medida para não se esquecer!

Importante:

Aliança de noivado: tire a medida do dedo anelar direito
Aliança de casamento: tire a medida do dedo anelar esquerdo
Anel de noivado: o anel de noivado é comumente* utilizado no anelar da mão esquerda durante o noivado. Depois do casamento, a noiva pode decidir se usa junto com a aliança de casamento ou se utiliza na mão direita.

* A tradição é utilizar o anel de noivado na mão esquerda, mas no Brasil algumas noivas também utilizam o anel na mão direita. 

3. Pergunte a medida dela!

Essa dica pode parecer um tanto absurda, mas não é! Pra que a pergunta fique natural, o grande segredo é criar um contexto convincente (é hora de usar suas habilidades de ator!).  Quer uma sugestão? Diga que o fulano do escritório quer dar um anel de presente de natal para a esposa mas não se lembra mais qual é a medida dela. Conversem sobre isso e discretamente pergunte a dela (tenha criatividade e seja bem discreto!)

4. Meça o dedo dela com uma fita, ou arame.

Caso você opte por essa dica, suas habilidades de ator também serão exigidas! Novamente, será necessário criar um contexto. A hora precisa ser bem descontraída e você pode fingir que está pedindo ela em casamento de brincadeira.

Uma sugestão: sabe aqueles arames de fechar o saco do pão de forma? Meça o dedo dela com o arame (dando a volta no dedo e torcendo em cima).

Guarde o arame com a medida dela. Marque o local de medição e procure a medida correspondente na tabela abaixo. Se preferir, leve o arame a uma joalheria e descubra a medida também.

(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)
medir-alianca

 

Captura de Tela 2015-12-01 às 16.00.36

É importante saber que, se feito de maneira errada, esse método pode não ser muito preciso. Por isso, se você optar por essa sugestão, utilize a tabela abaixo como parâmetro para saber se sua medição está próxima a numeração correta.

Para utilizar a tabela, você deve saber a faixa de peso da sua namorada.

Exemplo: Supondo que ela pese 55kg, localize o quadrante de peso entre 50kg-60kg. Nele, você verá que a provável medida do dedo anelar dela estará entre as numerações 12 e 16 . A medida 14 é a medida média do dedo anelar das mulheres com essas faixa de peso.

A tabela abaixo é só uma estimativa da média das numerações do dedo anelar quando comparadas ao biotipo da mulher. Portanto, ela serve apenas como um guia de orientação! Sempre existem exceções, ok?

PESOXMEDIDA

 

5. Peça pra ela experimentar uma aneleira.Medidor_Anel_Aneleira

Novamente, precisa existir um contexto muito convincente para que ela não descubra nada. Você pode, por exemplo, em uma ida ao shopping com a namorada, falar que gostaria de dar um anel pra sua mãe de aniversário, mas que não sabe a medida dela. Peça para o vendedor te mostrar uma aneleira e finja que está comparando a mão da sua mãe com a dela.

obs: Caso você tenha conseguido uma aliada, essa dica é ainda mais válida! Ela dificilmente vai desconfiar que a amiga está querendo descobrir a medida dela em uma joalheria.

Dica para elas: diga sua medida para ele!

Vocês não imaginam o trabalhão que alguns namorados tem pra descobrir a medida de vocês! Por que não facilitar então? Quando conversarem sobre casamento, já deixe a dica da medida pra ajudar, depois é só esperar pela surpresa 🙂

About the Author

(2) comments

Add Your Reply