O que é Banho de Ródio? E o que é Ouro Branco?

Nas joalherias, estamos a costumados a ver o ouro branco com um aspecto prateado brilhante, como na imagem abaixo:

 anel-de-noivado-beloved

No entanto, muita gente não sabe, mas o Ouro Branco, do jeito que estamos habituados a ver, não existe. Não entendeu? Nós vamos te explicar!

Antes de mais nada, é necessário entender que o  ouro 18k — o mais indicado para confecção de joias —  é uma liga metálica que contém 75% de ouro puro + 25% de outros metais (cobre, prata, paládio, etc). Esses 25% de outros metais garantem mais resistência à joia, uma vez que o ouro puro é um metal extremamente maleável. Por isso, caso as joias fossem feitas apenas com ouro puro, elas amassariam muito facilmente!

Imagem-ouro2

Os 25% de outros metais do Ouro 18k

Além de garantirem maior resistência à joia, os 25% de outros metais determinam qual será a coloração do ouro: 

No ouro branco é utilizado 75% de ouro puro + outros 25% de metais mais brancos, como o paládio ou níquel, por exemplo.

liga-ouro-branco

No ouro rosé é utilizado 75% de ouro puro + outros 25% de metais mais avermelhados, como o cobre, por exemplo.

liga-ouro-rose

Não se preocupe: independentemente da cor (seja ouro amarelo, ouro branco ou ouro rosé), a joia sempre deverá ter 75% de ouro puro para que seja 18k. 

O ouro branco

Justamente por ter 75% de ouro puro (que é naturalmente amarelo), o ouro branco é, na verdade, levemente amarelado. Não entendeu muito bem? Vamos fazer uma analogia bem simples com tintas:

ouro-branco

Misturando uma tinta amarela com um pouco de tinta branca, obtém-se um tom mais claro de amarelo, certo?

Falando de maneira bem simplificada, o mesmo acontece com a mistura dos metais: acrescentando os 25% de metais mais brancos apenas deixamos o tom de amarelo do ouro puro um pouco mais suave e discreto! Ou seja, o popularmente conhecido “ouro branco” é, na realidade, um pouco amarelado.

Voltando ao exemplo das tintas, quanto mais branco adicionarmos à cor amarela, mais claro será o tom de amarelo obtido. Você pode então estar se perguntando: “porque não adicionamos mais de 25% de metais brancos ao ouro puro para obter uma cor bem menos amarelada, quase totalmente prateada?”

A resposta é simples: a proporção de 75% de ouro puro para 25% de outros metais seria desobedecida e isso resultaria em um ouro com baixo teor de pureza (abaixo de 18k). Ficou mais claro?

Bom, mas você ainda pode ter mais uma dúvida: se o Ouro Branco é, na realidade, levemente amarelado, por que ele tem o aspecto totalmente PRATEADO nas joalherias?!

Isso só é possível graças a um acabamento chamado banho de Ródio. O ródio é um metal raro e precioso, assim como o ouro, a prata e platina! O banho de ródio é responsável por cobrir a cor levemente amarelada natural do ouro branco, deixando a joia com aquele tom prateado lindo que vemos nas joalherias! Por isso, toda joia de ouro branco é Rodinada em seu acabamento final.

Banho de Ródio

Por ser um acabamento, o banho de ródio vai se desgastando com o tempo e isso é completamente natural! Quanto maior o uso da joia, maior será o seu desgaste. 

banho-rodio

Brincos rodinados tem um desgaste menor, pois são utilizados por menos tempo, não costumam sofrer atritos, são constantemente retirados na hora de dormir, tomar banho, etc. Isso evita o desgaste do banho.

Já os anéis são os que mais apresentam desgaste no banho de ródio. Isso porque raramente os retiramos e, por serem utilizados nos dedos, estão constantemente em contato com outros objetos. Perceba que a parte de maior desgaste do banho acaba sendo a parte de baixo do anel, aquela que justamente fica mais em contato com aquilo que seguramos, tocamos, etc.

Como alianças são utilizadas em quase 100% das ocasiões, elas acabam sofrendo mais com o desgaste do banho de ródio. Por isso, com o passar do tempo, a joia pode começar a ficar levemente amarelada, mas fique tranquilo, um novo banho de ródio faz a joia ficar como nova!

E quanto tempo dura o banho de ródio?

Isso varia muito de pessoa pra pessoa e tem relação direta com a frequência de uso e cuidado com a joia. Em alianças, o banho de ródio costuma durar de 6 meses há um ano. Há que use por mais de 2 anos e não perceba — ou não se incomode — com o leve aspecto menos prateado da joia.

Vou ter que fazer a manutenção do banho de ródio sempre?

Como mencionado acima, existem pessoas que nem percebem que a joia está levemente amarelada. Outros porém, ficam um pouco incomodados assim que percebem que a camada amarelada está começando a aparecer. Por isso, leve em consideração seu gosto pessoal: se você gosta do aspecto totalmente prateado é bem provável que você tenha que refazer o acabamento de tempos em tempos para alcançar esse resultado.

Se a ideia é ter o menor trabalho possível, sem dúvida recomendamos que você opte pelo ouro amarelo ou pelo ouro rosé, já que o ouro branco com certeza acaba exigindo maior manutenção em razão da necessidade do banho de ródio! Leve isso em consideração na hora de escolher suas alianças!

Click Here to Leave a Comment Below