Madrinhas de casamento: todas devem usar o mesmo vestido, na mesma cor?

Na hora de organizar o casamento, é bem comum surgirem as seguintes dúvidas entre as noivas: “devo definir a cor dos vestidos das minhas madrinhas? todas devem usar o mesmo modelo?”

No Brasil, o mais comum era que as madrinhas tivessem livre escolha sobre a cor e o modelo do vestido. Obviamente, a noiva apenas passava alguns direcionamentos como o comprimento do vestido e, em alguns casos, algumas cores que deveriam ser evitadas.

Acontece que, de fato, as vezes a clássica fotografia dos noivos com os padrinhos e madrinhas acabava não ficando tão harmoniosa: algumas madrinhas iam com vestidos de cores bem quentes, outras com tons frios e outras ainda com tons pastéis.

Há quem não se incomode com essa variedade de cores no altar e, realmente, não há nada de errado nisso! Existem casamentos mais despojados que combinam com vestidos mais coloridos, como os casamentos na praia, por exemplo. Por isso, se você é daquelas noivas que não vê problema em um altar mais colorido, deixe suas madrinhas a vontade para escolherem a cor do vestido (mas vale dar aquela direcionada que falamos acima, ok? Como você tem intimidade com suas madrinhas, pode falar o que não gostaria que elas usassem…)

No entanto, é verdade que a opção por uma mesma cor no vestido das madrinhas deixa o altar mais harmonioso! Justamente por isso, a tendência de escolher a cor dos vestidos das madrinhas acabou pegando e tem se tornado cada vez mais comum aqui no Brasil.

Essa tradição já é muito conhecida em alguns países, sobretudo nos Estados Unidos. Lá, é comum que as noivas escolham até o mesmo modelo para ser usado por todas.  Confira abaixo:

madrinhas

madrinhas2 madrinhas3

Uma das dificuldades de escolher o mesmo modelo de vestido para todas as madrinhas é encontrar um modelo de vestido que se adeque ao corpo de todas. Com certeza você tem amigas que não se sentem muito confortáveis usando vestidos tomara que caia, ou com vestidos que não cubram os braços, por exemplo, não é? Leve isso em consideração na hora de decidir se todos os modelos serão ou não iguais!

Além disso, uma outra dificuldade é que provavelmente você irá ter que mandar fazer todos os vestidos num mesmo ateliê, para que fiquem iguais e com o mesmo tecido e isso pode acabar sendo um custo a mais que talvez poderia ser evitado.

Lembrando que… Se você quiser seguir a tradição americana e for optar por modelos específicos e com tecidos de tons iguais para todas as madrinhas, é elegante que você arque com os custos de confecção ou aluguel de todos os vestidos. É considerado um pouco indelicado pedir para que suas convidadas comprem ou aluguem um vestido que não escolheram e que pode estar fora do orçamento delas.

Em alguns casos, a noiva escolhe 3 modelos diferentes mais bem harmoniosos entre si e pedem que as madrinhas escolham entre eles. Veja a foto abaixo:

madrinhas4

Algumas noivas optam por escolher um tom específico e pedem para que as madrinhas comprem ou aluguem os vestidos nesse tom. A tarefa acaba sendo um pouco difícil e na prática, o altar fica com vestidos tom sobre tom. O que também fica bastante harmonioso (como na opção abaixo).

Para facilitar um pouco a vida das madrinhas, a opção mais viável e é bem mais fácil de colocar em prática é definir uma cor e deixar que as convidadas escolham o tom e o modelo que desejarem. Assim suas convidadas ficam com mais liberdade e mais opções de escolha na hora de procurar vestidos de madrinha que se encaixem no orçamento delas.

Foi exatamente isso que fez a empresária e blogueira Raquel Mattar em seu casamento. Veja a imagem abaixo:

madrinhas5

Raquel escolheu a cor rosa e suas convidadas tiveram a liberdade de optar por diferentes tons e modelos. Fica bem harmonioso o efeito também, né?

Por último, dando ainda mais liberdade as madrinhas, você pode definir o estilo das cores: tons pastéis, tons quentes, etc. Veja abaixo:

madrinhas6

A noiva Mica Rocha pediu para que suas madrinhas escolhessem vestidos de tons pastéis. Nós amamos o efeito!

Qualquer que seja a sua opção para os vestidos das madrinhas, quanto mais restritas forem as exigências do tipo de vestido (tom e modelo), com mais antecedência as madrinhas devem ser avisadas, ok?

Click Here to Leave a Comment Below