Em que dedo usar o anel de noivado e a aliança?

Uma dúvida muito comum entre noivas e noivos é sobre como utilizar o anel de noivado e as alianças. Antes de mais nada, vamos esclarecer algumas diferenças entre o anel de noivado e  as alianças:


O anel de noivado e as alianças são joias diferentes:

O anel de noivado, também conhecido como solitário, costuma ter um diamante em evidência e é utilizado somente pela noiva. Já as alianças são joias vendidas em pares, normalmente iguais ou parecidas, utilizadas pelo noivo e pela noiva. 

Na maioria dos países, cada joia marca uma etapa diferente na vida do casal: o anel de noivado é normalmente utilizado na hora do pedido de casamento e as alianças costumam ser usadas somente após o casamento


Pedido de Casamento Surpresa em Passeio de Balão que o cliente Vinicius preparou pra sua namorada.                     "Todo mundo me pergunta de onde é o meu solitário."                                                                                 Paloma Scheffer

Aqui no Brasil é muito comum também que o pedido de casamento seja feito já com as alianças, por isso, muita gente acaba confundindo essas joias!


1. Pedido de casamento com as Alianças

Caso o pedido de casamento seja feito com um par de alianças, noivo e noiva utilizarão a joia no dedo anelar da mão direita durante todo o noivado. 

Após o casamento, o casal possui duas opções:

i. Manter as mesmas alianças e utiliza-las na mão esquerda:

É importante saber que as medidas dos dedos da mão direita e da mão esquerda são diferentes. Por isso, se você optar por utilizar as mesmas joias após o casamento, será necessário alterar a medida dos aros das alianças. 

ii. Escolher um novo par de alianças:

É bastante comum que o casal opte por trocar as alianças para o casamento. Nesse caso, muitas joalherias utilizam a joia antiga e fazem um upgrade no modelo.  Normalmente os noivos optam por um par com mais diamantes.

Pedido de casamento do cliente Diogo com Modelo Vila Rica Personalizado

"Obrigado pelo atendimento de excelência!"

                         Diogo Clemente 

2. Pedido de casamento com Anel de Noivado

Fazer o pedido de casamento com um anel de noivado é uma tradição mundialmente conhecida. Nem precisamos explicar como um anel solitário faz a cabeça das mulheres, né?

Caso o pedido tenha sido feito com um anel de noivado, a noiva utilizará a jóia na mão esquerda. E o homem? Não usa nada? Normalmente não. Na maioria dos países, somente a noiva utilizará uma joia simbolizando o noivado. 

Obs: Pelo fato de alianças serem utilizadas na mão direita durante o noivado, muitas noivas brasileiras utilizam o anel de noivado também na mão direita, porém o costume mais tradicional é que ele seja utilizado na mão esquerda. 

"Desde que vi os anéis da Reisman pela primeira vez tive certeza que eu ia querer um deles para fazer o pedido de casamento perfeito!
Pesquisei no site e escolhi o Destiny. Olhei em mais várias outras lojas e não encontrei nenhum que pudesse substituí-lo. Tinha certeza que seria ele!
Entrei em contato pelo telefone e fui mais do que bem atendido. A Karina respondeu todas as minhas dúvidas e atendeu todas as minhas expectativas.
Comprei o anel e esperei pelo momento certo para fazer a surpresa para minha futura esposa!"

Igor Vecchi

Após o casamento, a noiva tem duas opções:

i. Manter o anel de noivado na mão esquerda, junto com a aliança:


Anel de noivado Lady

Aliança Mônaco 6mm de Largura e Anel Lady

ii. Passar o anel de Noivado para mão direita:

Algumas esposas optam por utilizar apenas a aliança na mão esquerda e passam a usar o anel de noivado na mão direita. 

3. Pedido de casamento com Anel de Noivado + Aliança 

Conforme explicamos acima, é muito comum aqui no Brasil que o pedido de casamento seja feito com um par de alianças e, em outros países, o tradicional é que o pedido seja feito apenas com um anel de noivado. 

Mas, como nós brasileiros gostamos de criar tradições também, alguns namorados optam por fazer o pedido com um anel de noivado e apenas uma aliança masculina.

Nesse caso, a mulher utiliza o anel no dedo anelar da mão esquerda e o homem utiliza a aliança no dedo anelar da mão direita. 

Mas, afinal, o pedido de casamento deve ser feito com as alianças ou com um anel de noivado? 

Essa é uma questão muito pessoal. A verdade é que não existe certo ou errado!

Sem dúvidas, fazer o pedido com as alianças é a opção mais econômica. Mas sempre é importante que você leve em consideração o custo benefício de uma joia. Além de ser um bem durável, o anel de noivado tem um significado todo especial. Não por acaso, tem sido cada vez mais comum também aqui no Brasil que o pedido de casamento seja feito com um lindo solitário. 

Normalmente, o namorado escolhe sozinho o anel de noivado para presentear sua amada e assim as alianças podem ser escolhidas posteriormente pelo casal. Lembre-se que essa joia vai ser pra sempre a representação do "sim" mais especial da vida de vocês 🙂

Ainda está na dúvida se compra um anel de noivado ou as alianças para o pedido? Recomendamos que você leia essa matéria aqui.

Conta pra gente nos comentários o que vocês preferem!!! 

About the Author

(7) comments

Add Your Reply