Casamento na praia – Dicas de como realizar uma cerimônia à beira-mar

organizando casamento

Realizar um casamento à beira-mar é um grande sonho para muitas noivas e noivos e, sabendo disso, preparamos um post cheio de dicas pra te ajudar a planejar um casamento na praia.

1. Escolha uma época apropriada para um casamento na praia:

Após decidir em qual cidade litorânea irão se casar, verifique sempre quais as épocas menos chuvosas. Isso é essencial para que as chances de chuva sejam as menores possíveis, mas lembre-se: ainda assim existe a chance, por isso aí vai a dica 2…

 Casamento na Praia

Obs: em algumas regiões, como o Caribe por exemplo, além das chuvas, fique atento aos tornados!!!

2. Providencie uma área coberta:

Na hora de escolher o lugar, sempre leve em consideração a área coberta disponível. Alguns hotéis a beira-mar possuem grandes salões próximos da praia. Isso facilita muito caso haja a necessidade de alocar os convidados em outro local.

Lembre-se que o espaço coberto deve funcionar como um plano B para o casamento na praia, por isso, ele deve ser grande o suficiente para que a festa seja curtida por todos, tendo espaço o bastante para comportar todos os convidados e mesas confortavelmente, ok?

Caso o casamento seja literalmente pé na areia e não conte com uma estrutura de uma casa ou hotel, providencie muitas tendas! Elas serão essenciais para imprevistos e também para proteger equipamentos de som, iluminação, etc.

Casamento na Praia

3. Escolha uma decoração adequada:

Um casamento na praia pede por uma decoração mais descontraída. Aposte em tons claros, utilize elementos da natureza e flores da estação.

Veja abaixo algumas inspirações:

 Casamento na Praia Decoração  Casamento na Praia Decoração
Casamento na Praia Decoração  Casamento na Praia Decoração

4. O horário da cerimônia de casamento na praia:

Normalmente, casamentos na praia começam antes do entardecer. Assim, você foge do calor da manhã e consegue aproveitar uma boa iluminação antes do pôr-do-sol.

Aliás, aproveitar o pôr-do-sol para o final da cerimônia de casamento é uma dica imperdível. A iluminação é perfeita para fotografias de tirar o fôlego! Não é a tôa que os fotografos chamam o horário de a “hora mágica”. Simplesmente maravilhoso!!!

Mas… fique atento: o horário também é conhecido por ter muitos pernilongos e/ou borrachudos. Por isso, assim que os convidados chegarem disponibilizem repelentes e incentivem que os convidados os utilizem! Além disso, uma ótima opção é colocar velas de e tochas com citronela. Elas vão ajudar a espantar esses penetras da sua festa de casamento na praia!

5. Escolha um vestido de noiva adequado a um casamento na praia:

Um casamento na praia pede por um look mais leve! Por isso, opte por um vestido de noiva com tecidos mais esvoaçantes, sem muitos adereços e sem tanto brilho! Alcinhas finas e decote nas costas tem tudo a ver com praia!  A make deve seguir o restante do look: mais leve e iluminada!

Casamento na Praia Vestido de Noiva  Casamento na Praia Vestido de Noiva

Abaixo, na foto da esquerda: Helena Bordon com seu esvoaçante vestido de noiva Calvin Klein. A direita, a também it-girl Tayla Ayla em seu casamento em Fernando de Noronha. 

Casamento na Praia Vestido de Noiva Helena Bordon  Casamento na Praia Vestido de Noiva Tayla Ayla

Nos pés, recomendamos que você opte por uma rasteirinha ou até mesmo fique descalça, o que te deixar mais confortável!

Casamento na Praia Vestido de Noiva  Casamento na Praia Vestido de Noiva

Os convidados também podem querer tirar os sapatos, por isso, uma ótima opção é disponibilizar chinelos e um local para guardar os sapatos!

6. Atenção ao penteado:

Muitas noivas que querem casar na praia optam por usar os cabelos soltos e com flores. Fica lindo! Tem tudo a ver com o estilo mais despojado que falamos na dica anterior.

Casamento na Praia Penteado  Casamento na Praia Penteado

Mas, fique atenta: em locais que ventam muito talvez um cabelo preso pode ser a opção mais adequada (afinal, que quer sair com o cabelo na boca na hora das fotos?!). Uma boa dica seria optar pelas tranças, assim o cabelo continua despojado mas fica mais sob controle! Se você quiser algumas inspirações de penteados para noivas com tranças, veja esse post AQUI.

 Penteado com tranças para noivas

Além disso, se o seu cabelo tem tendência a armar ou ficar com muito friz, a umidade pode contribuir para isso, portanto, leve em consideração um penteado caso esse seja o seu caso!

7. Atenção ao buffet:

Tome cuidado na hora de escolher o buffet do casamento! A maioria das empresas especializadas em festas e buffets tem um cardápio próprio para casamentos na praia. Opte sempre por comidas mais leves e que não sofram muito com o calor e com a umidade! Não deixe de levar isso em consideração na hora de escolher o menu do casamento.

Casamento na Praia Casamento na Praia

8. Avise com a antecedência sobre o casamento

Casamento na Praia A menos que você e seus convidados já morem na cidade litorânea onde será a cerimônia, muitos convidados terão que se programar para se deslocar. Dependendo da distância, alguns podem precisar de alguns dias de folga no trabalho ou até mesmo comprar uma passagem de avião. Por isso, se optar por um casamento na praia, sempre avise os convidados com bastante antecedência!

9. Recomende locais de hospedagem para os convidados:

Se vocês optaram por casar em um local mais afastado, é bem provável que os convidados tenham que se hospedar. Por isso, façam uma pesquisa de bons locais (de pelo menos 3 faixas de preço) onde os convidados possam ficar. Vale a pena também tentar algum tipo de desconto com esses hotéis e pousadas!

10. Planeje muito bem!

Ao contrário do que parece, planejar um casamento na praia não é algo simples. Os custos normalmente são mais elevados do que fazer uma casamento na cidade ou no campo. Por isso, caso casar na praia seja um sonho de vocês, pesquisem muito para encontrarem as melhores opções e preços!

Tem mais dicas pra gente? Deixa nos comentários, vamos adorar ver!!!

About the Author

(1) comment

Add Your Reply