Em qual mão usar o anel de noivado e a aliança?

Em qual mão usar o anel de noivado e a aliança?

Se você está planejando surpreender a pessoa amada com o sonhado pedido de casamento, provavelmente deve estar a procura da joia perfeita. Certo? 

Mas afinal, o pedido deve ser feito com um anel de noivado ou com uma aliança? Qual a diferença entre essas duas joias? Em qual dedo e mão deve ser usado o anel de noivado e a aliança?

Para esclarecer essas e outras dúvidas em torno dessas joias tão especiais, continue lendo! A seguir você vai conhecer a diferença entre o anel de noivado e a aliança, e também descobrir em qual mão se deve usar as joias. 

Qual a diferença entre o anel de noivado e a aliança?

Uma dúvida muito comum entre noivas e noivos é sobre como utilizar o anel de noivado e as alianças de casamento. Mas antes de mais nada, vamos esclarecer algumas diferenças entre essas duas joias.

O anel de noivado e as alianças são joias diferentes:

qual a diferença entre anel de noivado e aliança?
 

O anel de noivado, costuma ter um diamante maior em evidência e é utilizado somente pela noiva. Já as alianças são joias vendidas em pares, normalmente iguais ou bem parecidas, e são utilizadas pelo noivo e pela noiva.

Inclusive, aqui no Brasil alguns namorados dispensam o anel de noivado e fazem o pedido de casamento direto com as alianças, por isso, muita gente acaba confundindo essas joias!

Veja abaixo como usar o anel e a aliança:

em qual dedo usar o anel e a aliança?

Em qual dedo e mão usar o anel de noivado?

Fazer o pedido de casamento com um anel de noivado é uma tradição mundialmente conhecida. E nem preciso dizer como essa joia faz parte do sonho de muitas mulheres, né?! Mas, afinal, você sabe como se usa o anel de noivado?

Conforme a tradição, o costume mais conhecido é que o anel de noivado seja utilizado no dedo anelar da mão esquerda, sobretudo em países europeus e norte-americanos. 

Ao utilizá-lo dessa forma, a joia passa a ser o símbolo do compromisso entre um casal que vai se casar em breve! A partir daí os namorados se tornam NOIVOS. Ou seja, inicia-se o período do Noivado.

pre-wedding ao ar livre
Anel de Noivado My Dream

Vale citar que aqui no Brasil, é bem fácil encontrar algumas noivas utilizando o anel no dedo anelar da mão direita. Como o anel de noivado não é algo tão tradicional por aqui, muitas noivas consideram o anel e a aliança como se fossem o mesmo tipo de joia e por isso o utilizam na mão direita. Então isso acabou virando um costume bem brasileiro, sabe?

Afinal, qual é o certo? A verdade é que não existe certo ou errado! Você deve usar como fizer mais sentido pra você! Nada impede que o anel ou a aliança sejam utilizados de maneira diferente! O costume simboliza apenas como a maioria das pessoas utiliza a joia, mas não leve isso como uma regra! Cada país e cultura possui a sua etiqueta do uso do anel de noivado.

anel solitário para noivado
Anel de Noivado Trancoso

E o homem vai usar o quê durante o noivado?

Se o pedido de casamento foi feito com um anel de noivado, o costume mais tradicional é que somente a noiva utilize uma joia que simbolize o noivado.

No entanto, nós temos percebido que essa tradição tem mudado! Alguns noivos fazem questão de também utilizar uma joia durante o noivado. Por isso, é cada vez mais comum que muitos noivos optem por fazer o pedido com um anel de noivado + uma aliança. Nesse caso, a noiva utiliza o anel no anelar da mão esquerda e o noivo utiliza a aliança no anelar da mão direita. 

pedido a dois em Campos do Jordão
Aliança masculina Chuí e Anel de Noivado Amore Mio

Como usar o anel de noivado depois do casamento?

Após o casamento, não existe uma regra! Você pode continuar utilizando seu anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda junto a sua aliança ou, se preferir, pode passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita. 

noiva com buquê e anel de noivado
Anel de Noivado My Dream e Aliança Finas Clássicas

Como usar as alianças?

Caso o pedido de casamento seja feito com um par de aliançasnoivo e noiva utilizarão a joia no dedo anelar da mão direita durante todo o noivado. 

Após casados, as alianças passam a ser utilizadas pelo casal no dedo anelar da mão esquerda. 

Importante: caso vocês optem por utilizar o mesmo par de alianças que utilizaram durante o noivado, é bem provável que tenham que alterar a medida das joias, pois as numerações dos dedos da mão direita e da mão esquerda costumam ser diferentes. 

ideias de fotos para festa de noivado
Anel de Noivado Amore Mio e Alianças São Cristóvão

Devo trocar as alianças para o casamento?

Normalmente, a maioria dos nossos clientes optam por trocar de alianças quando a data do casamento se aproxima.

Ao invés de solicitarem a alteração das medidas das alianças que utilizaram durante o noivado, eles adquirem um novo par de alianças, normalmente mais luxuoso.

Afinal, o pedido de casamento deve ser feito com o anel de noivado ou com as alianças?

Essa é uma questão muito pessoal. A verdade é que não existe certo ou errado!

Sem dúvidas, fazer o pedido com as alianças é a opção mais econômica. Mas sempre é importante que você leve em consideração o custo benefício de uma joia.

Além de ser um bem durável, o anel de noivado tem um significado todo especial. Não por acaso, tem sido cada vez mais comum também aqui no Brasil que o pedido de casamento seja feito com um lindo anel

noivado surpresa com anel My Dream
Anel de Noivado My Dream

Normalmente, o namorado escolhe sozinho o anel de noivado para presentear sua amada e assim as alianças podem ser escolhidas posteriormente pelo casal. Lembre-se que essa joia vai ser pra sempre a representação do “sim” mais especial da vida de vocês.

Este post tem 15 comentários

  1. Aline Monteiro

    Eu já sabia que a aliança se usa no dedo anelar, mas não sabia a diferença entre mão direita e mão esquerda! Estou noiva e achava que deveria usar as alianças na mão de casada já, rsrs, mas agora vou falar com meu noivo o correto!!

  2. Jéssica Azevedo Simão

    Obrigada pela explicação! Vou usar a aliança e o aparador no mesmo dedo.

  3. Nadia

    Brasileiro adora imitar os americanos. Isso de anel de noivado eh uma pratica comum la nos EUA e de uns tempos pra cá blogueiras começaram com essa pratica e agora todo mundo quer usar aqui. Não sei se gosto da pratica no Brasil, acho esquisito, mas cada um eh cada um.

    1. Max

      Nós Brasileiros tbm somos americanos viu.

  4. Alcione Lopes

    Olá gostei muito dessas explicação sobre a aliança e qual dedo usa…

  5. Maiara Karkle

    Ótimo post, boa explicação. Gosto muito deste site. =)

  6. Larissa Giordani Lopes

    O anel pra mim tem que ser usado onde o casal preferir!
    No meu pedido de casamento, meu noivo colocou automaticamente o anel de noivado na minha mão direita, e quando for nos casar, vou colocar na mão esquerda junto com a minha aliança de casamento.

    Acho que o romance do momento do pedido é o que vale! E claro, a preferência dos noivos. Qual mensagem você quer passar ao usar o anel de noivado?
    Que está noiva: use o anel na mão direita.
    Que está casada: use na mão esquerda, junto da sua aliança.

    Olha que sou bem detalhista, tenho 3 amigas que estão noivas e todas usam o anel de noivado na mão direita, aqui no Brasil é assim!

  7. Maíra

    De início, coloquei o anel de noivado na mão direita, mas estava em dúvida se este seria o correto de acordo com a tradição e a etiqueta. Pesquisando, constatei que, de acordo com a tradição (que não nasceu no Brasil), anel de noivado se usa no anelar da mão esquerda. Troquei para a esquerda! Não é uma aliança, logo, ninguém pensará que já estou casada, como alguns disseram. Cada um opta por sua preferência; casamento tem uma forte dose de tradição, e esta, em particular, achei interessante! Obrigada pelos esclarecimentos!

  8. Ana Ferreira

    Muito boa a explicação! Sempre ficava na dúvida de qual mão usar e quando me perguntavam ficava com receio de indicar errado 🙂

  9. Síndel

    Essa parte eu já sabia, mas e no caso de durante o noivado, como fazer com o anel de formatura? Que parece um pouco com um de noivado? E depois do casamento usar os 3 na mesma mão?

    1. Olá, Síndel!
      O anel de formatura pode ser utilizado em qualquer mão e em qualquer dedo! É uma decisão pessoal! Eu particularmente acho que fica mais bonito utilizar aliança + anel de noivado em uma mão e o anel de formatura na outra, mas não há uma regra!

  10. Manuel Dias

    Para a noiva deve usar a aliança com o diamante no dedo anelar esquerdo, como ilustra a imagem a cima.
    E o noivo na mão Direita.

  11. Paula

    Pior que não sabe nem imitar. A tradição é usar o anel na mão esquerda e as brasileiras estão mudando isso, usando na mão direita onde deveria ser usado então ALIANÇA de noivado e não o ANEL de noivado.

    1. Reisman Alianças

      Olá, Paula!

      Não existe certo ou errado em relação a isso. Os costumes surgem conforme o uso adotado por um certo grupo de pessoas e isso pode variar de país para país sem problemas!

      Em alguns países Europeus, por exemplo, a aliança de casamento é usada na mão direita e não na esquerda (como acontece aqui no Brasil e em vários outros locais!).
      A forma de usar as joias acaba se tornando até mesmo algo cultural.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.