Em que dedo e mão devo usar o anel de noivado e a aliança?

Uma dúvida muito comum entre noivas e noivos é sobre como utilizar o anel de noivado e as alianças. Antes de mais nada, vamos esclarecer algumas diferenças entre o anel de noivado e  as alianças:

O anel de noivado e as alianças são joias diferentes:

anel de noivado, também conhecido como solitário, costuma ter um diamante maior em evidência e é utilizado somente pela noiva. Já as alianças são joias vendidas em pares, normalmente iguais ou bem parecidas, e são utilizadas pelo noivo e pela noiva. 

Aqui no Brasil alguns namorados dispensam o anel de noivado e fazem o pedido de casamento direto com as alianças, por isso, muita gente acaba confundindo essas joias! 

Veja abaixo como usar o anel e a aliança:

Como usar anel e aliança

Como usar o anel de noivado?

Fazer o pedido de casamento com um anel de noivado é uma tradição mundialmente conhecida. E nem preciso dizer como essa joia faz parte do sonho de muitas mulheres, né?! Mas, afinal, você sabe como se usa o anel de noivado?

Conforme a tradição, o costume mais conhecido é que o anel de noivado seja utilizado dedo anelar mão esquerda, sobretudo em países europeus e norte-americanos. Ao utiliza-lo dessa forma, a joia passa a ser o símbolo do compromisso entre um casal que vai se casar em breve! A partir daí os namorados se tornam NOIVOS! Ou seja, inicia-se o período do Noivado.

Vale citar que aqui no Brasil, é bem fácil encontrar algumas noivas utilizando o anel no dedo anelar da mão direita! Como o anel de noivado não é algo tão tradicional por aqui, muitas noivas consideram o anel e a aliança como se fossem o mesmo tipo de joia e por isso o utilizam na mão direita. Então isso acabou virando um costume bem brasileiro, sabe?

Afinal, qual é o certo? A verdade é que não existe certo ou errado! Você deve usar como fizer mais sentido pra você! Nada impede que o anel ou a aliança sejam utilizados de maneira diferente! O costume simboliza apenas como a maioria das pessoas utiliza a joia, mas não leve isso como uma regra! Cada país e cultura possui a sua etiqueta do uso do anel de noivado. 

costume:substantivo masculino

  1. 1.hábito, prática frequente, regular.
  2. 2.modo de pensar e agir característico de pessoa ou grupo social. 

            Noivado é o período entre o pedido de casamento e o casamento propriamente dito.

Anel de noivado verona Reisman

Anel de Noivado Verona em ouro 18k e diamantes

E o homem vai usar o quê durante o noivado?

Se o pedido de casamento foi feito com um anel, o costume mais tradicional é que somente a noiva utilize uma joia que simbolize o noivado.

No entanto, nós temos percebido que essa tradição tem mudado! Alguns noivos fazem questão de também utilizar uma joia durante o noivado, por isso, é cada vez mais comum clientes que optem por fazer o pedido com um anel de noivado + uma aliança! Nesse caso, a noiva utiliza o anel no anelar da mão esquerda e o noivo utiliza a aliança no anelar da mão direita. 

Como usar o anel de noivado depois de casada?

Após o casamento, não existe uma regra! Você pode continuar utilizando seu anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda junto a sua aliança ou, se preferir, pode passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita. Fica a seu critério!

Como usar as alianças?

Caso o pedido de casamento seja feito com um par de alianças, noivo e noiva utilizarão a joia no dedo anelar da mão direita durante todo o noivado. 

Após casados, as alianças passam a ser utilizada por ambos no dedo anelar da mão esquerda. 

Importante: caso vocês optem por utilizar o mesmo par de alianças que utilizaram durante o noivado, é bem provável que tenham que alterar a medida das joias, pois as numerações dos dedos da mão direita e da mão esquerda costumam ser diferentes. 

Pedido de casamento do cliente Diogo com Par de Alianças Vila Rica Personalizado

Devo trocar as alianças para o casamento?

Normalmente, a maioria dos nossos clientes opta por trocar de alianças quando o casamento se aproxima.

Ao invés de solicitarem a alteração das medidas das alianças que utilizaram durante o noivado, eles adquirem um novo modelo, normalmente mais luxoso. É claro, dando as alianças antigas como par de pagamento no novo par! ; )

Mas, afinal, o pedido de casamento deve ser feito com as alianças ou com um anel de noivado? 

Essa é uma questão muito pessoal. A verdade é que não existe certo ou errado!

Sem dúvidas, fazer o pedido com as alianças é a opção mais econômica. Mas sempre é importante que você leve em consideração o custo benefício de uma joia. Além de ser um bem durável, o anel de noivado tem um significado todo especial. Não por acaso, tem sido cada vez mais comum também aqui no Brasil que o pedido de casamento seja feito com um lindo solitário. 

Anel de noivado My Dream

Anel de noivado My Dream - Reisman Alianças

Normalmente, o namorado escolhe sozinho o anel de noivado para presentear sua amada e assim as alianças podem ser escolhidas posteriormente pelo casal. Lembre-se que essa joia vai ser pra sempre a representação do "sim" mais especial da vida de vocês 🙂

Ainda está na dúvida se compra um anel de noivado ou as alianças para o pedido? Recomendamos que você leia essa matéria aqui.

Conta pra gente nos comentários o que vocês preferem!!! 

"Desde que vi os anéis da Reisman pela primeira vez tive certeza que eu ia querer um deles para fazer o pedido de casamento perfeito!
Pesquisei no site e escolhi o Destiny. Olhei em mais várias outras lojas e não encontrei nenhum que pudesse substituí-lo. Tinha certeza que seria ele!"
                                                         Igor Vecchi

About the Author

  • Aline Monteiro disse:

    Eu já sabia que a aliança se usa no dedo anelar, mas não sabia a diferença entre mão direita e mão esquerda! Estou noiva e achava que deveria usar as alianças na mão de casada já, rsrs, mas agora vou falar com meu noivo o correto!!

  • Jéssica Azevedo Simão disse:

    Obrigada pela explicação! Vou usar a aliança e o aparador no mesmo dedo.

  • Nadia disse:

    Brasileiro adora imitar os americanos. Isso de anel de noivado eh uma pratica comum la nos EUA e de uns tempos pra cá blogueiras começaram com essa pratica e agora todo mundo quer usar aqui. Não sei se gosto da pratica no Brasil, acho esquisito, mas cada um eh cada um.

  • Alcione Lopes disse:

    Olá gostei muito dessas explicação sobre a aliança e qual dedo usa…

  • Maiara Karkle disse:

    Ótimo post, boa explicação. Gosto muito deste site. =)

  • Larissa Giordani Lopes disse:

    O anel pra mim tem que ser usado onde o casal preferir!
    No meu pedido de casamento, meu noivo colocou automaticamente o anel de noivado na minha mão direita, e quando for nos casar, vou colocar na mão esquerda junto com a minha aliança de casamento.

    Acho que o romance do momento do pedido é o que vale! E claro, a preferência dos noivos. Qual mensagem você quer passar ao usar o anel de noivado?
    Que está noiva: use o anel na mão direita.
    Que está casada: use na mão esquerda, junto da sua aliança.

    Olha que sou bem detalhista, tenho 3 amigas que estão noivas e todas usam o anel de noivado na mão direita, aqui no Brasil é assim!

  • Ana Ferreira disse:

    Muito boa a explicação! Sempre ficava na dúvida de qual mão usar e quando me perguntavam ficava com receio de indicar errado 🙂

  • Síndel disse:

    Essa parte eu já sabia, mas e no caso de durante o noivado, como fazer com o anel de formatura? Que parece um pouco com um de noivado? E depois do casamento usar os 3 na mesma mão?

    • Olá, Síndel!
      O anel de formatura pode ser utilizado em qualquer mão e em qualquer dedo! É uma decisão pessoal! Eu particularmente acho que fica mais bonito utilizar aliança + anel de noivado em uma mão e o anel de formatura na outra, mas não há uma regra!

  • >