Diamantes sem brilho? Descubra como devolver o brilho a sua joia!

Guia de Diamantes

Uma das propriedades mais especiais e valiosas de um diamante é o fato de que o brilho da pedra não se altera com o passar do anos.

Mas, pode ser que você tenha percebido que os diamantes do seu anel de noivado ou da sua aliança não estejam mais tão brilhantes assim. Então o que será que pode ter acontecido?

A resposta é bastante simples: as chances de o seu diamante estar sujo são altíssimas e nós vamos te explicar como e por quê isso acontece. 

como limpar sua aliança

"Como fui sujar meus diamantes?!"

Diamantes possuem uma característica muito peculiar: eles atraem gordura e repelem água. Por isso, até mesmo a oleosidade natural da pele pode, com o passar do tempo, ir diminuindo o brilho dos seus diamantes.

A boa notícia é que uma simples limpeza da joia pode devolver a beleza dos seus diamantes e nós vamos te explicar como fazer isso daqui a pouco 🙂


Fazendo uma analogia bem simples, seria o mesmo que acontece com nossos óculos:
quando estão sujos, eles vão ficando engordurados e opacos! 

Solitário em ouro 18k e diamantes

Anel de Noivado My Dream em Ouro 18k e diamantes. Clique na foto para mais detalhes.

Além da oleosidade natural da pele, outras substâncias também acumulam gordura e resíduos no diamante, deixando seu brilho escondido.

Para evitar que isso aconteça, nós recomendamos que você:

- Evite passar a mão nos diamantes;

- Retire suas joias para passar cremes, hidratantes, protetores solar (essas substâncias formam uma fina camada de gordura na superfície do diamante). 

- Retire suas joias para praticar atividades físicas (nesse caso, em razão do suor, mas lembre-se que esse hábito também previne risco de impactos e choques). 

- Retire suas joias para cozinhar (além do contato com óleos, resíduos de comida podem ficar presos debaixo do seu diamante);

Em resumo, nós recomendamos que você evite o contato com substâncias que possam se acumular na sua joia. 🙂

Limpeza do anel de noivado

Faça você mesmo: limpeza caseira de joias

Como limpar minha joia?

Existem dois tipos de limpeza de joias: a caseira e a profissional.

A limpeza caseira é muito simples:


1. Encha um copo com água morna, pingue algumas gotinhas de detergente* e deixe sua joia lá por 15 minutos. Isso vai ajudar a soltar a sujeira que se acumulou na joia! 
*Utilize um detergente comum de lavar louças, de preferência neutro.

2. Retire sua joia e lave-a em um copo* com água limpa.
* Nunca lave suas joias em uma pia, elas podem cair pelo ralo!

3. Utilize uma escova de cerdas macias* e escove a joia. No caso de anéis de noivado, gentilmente escove as laterais da pedra, as sujeiras acumuladas lá são as que mais roubam o brilho do seu anel. 
* As cerdas macias são essenciais para que a escova não risque o ouro.

4. Lave novamente sua joia em um copo com água limpa.

5. Deixe secar em um papel toalha  e prontinho! 

Importante: Não recomendamos nenhum outro produto além de algumas gotas de detergente. Somente joalherias são habilitadas a fazer uma limpeza mais profunda, ok?

como limpar diamantes
limpar aliança de ouro

A Limpeza profissional das é feita com o auxílio de um aparelho ultrassom e um detergente específico para joias. 
São Clientes Reisman? Entre em contato com nosso suporte para solicitar esse serviço. 

Com qual frequência devo limpar minha joia?

Isso vai depender de duas coisas: do quanto você "suja" suas joias e o quanto você quer que o seu anel fique brilhando. Resumindo, a dica é que você faça essa limpeza caseira sempre que você achar que tenha necessidade. 

* A frequência de limpeza dos anéis de noivado costuma ser maior devido a maior exposição das pedras e também devido a riqueza de detalhes da peça. 

Ah, vale lembrar que você também pode limpar desse mesmo modo brincos e pingentes em ouro e diamantes, ok?

Anel em ouro 18k e diamantes

Anel Romance. Clique na foto para detalhes. 

E a limpeza profissional, quando fazer?

A limpeza profissional serve justamente para retirar sujeiras que estejam mais impregnadas na pedra. Quanto mais limpa você mantiver sua joia, menor será a necessidade de uma limpeza profissional no seu anel de noivado ou na sua aliança.

No caso de anéis de noivado, é recomendável uma limpeza profissional uma vez ao ano. Como as pedras dessas joias são mais expostas, elas acabam acumulando mais sujeira. O bacana é que as garras também são revisadas durante esse procedimento.

No caso das alianças, os diamantes costumam estar mais protegidos, pois na maioria dos casos estão rodeados por ouro e isso diminui a superfície de contato com possíveis sujeiras. Por isso, você pode solicitar uma limpeza quando achar necessário fazer um polimento nas joias.

E as joias com zircônias, como limpar?

O procedimento é exatamente o mesmo das joias com diamantes. Mas é importante ter ainda mais cuidado com a limpeza das joias em zirconia:

Ao contrário dos diamantes, as zircônias riscam. Por isso, certifique-se de que as cerdas das escova utilizada sejam bem macias e faça movimentos bem leves. 

Lembre-se também que as zircônias vão, com o uso, perdendo seu brilho e isso é completamente normal.  Já os diamantes vão brilhar para sempre, contanto que você os mantenha limpos 😉

About the Author