Cuidados com Alianças e Anéis de Noivado

Alianças de Casamento

Joias são feitas para durar gerações, mas alguns cuidados são essenciais para conservar a beleza e, em alguns casos, até mesmo a segurança dessas peças tão preciosas e cheias de significado. Infelizmente, alguns fatores podem danifica-las permanentemente, por isso, recomendamos que as orientações abaixo sejam seguidas:

EVITE O CONTATO DA JOIA COM PRODUTOS QUÍMICOS

Alguns elementos químicos podem reagir com o ouro 18k, comprometendo a coloração, o brilho e, em casos extremos, a estrutura da joia.

Por isso, aconselhamos que você:
– Retire suas joias ao utilizar produtos de limpeza, tintas, solventes, alvejantes etc.
– Evite entrar em banheiras, piscinas e até mesmo no mar utilizando joias. Além da possibilidade de perdê-las, o excesso de Cloro ou de Sal pode tornar a joia opaca e também mais frágil.

Expor suas joias a químicos como Cloro, Bromo e até mesmo à água do mar podem prejudicar sua joia. Como o passar do tempo, podem aparecer manchas na superfície, rachaduras e até quebra, caso a exposição seja muito prolongada.

Já foram feitos testes em que joias foram colocadas em soluções com cloro e, após 36 horas, a joia estava completamente despedaçada, visto que o Cloro é extremamente corrosivo. Veja abaixo um exemplo de dano químico causado à joia.

A exposição mesmo que esporádica, a longo prazo a elementos químicos como o Cloro, pode danificar sua joia. Lembre-se que sua aliança é utilizada por muitos anos!

No caso de peças com diamantes, redobre o cuidado: as garras podem ser corroídas causando a perda da pedra ou pode acontecer até mesmo a queda de toda torre que sustenta o diamante por conta da corrosão.

 

EVITE SITUAÇÕES DE RISCO

O ouro é um metal mole e em consequência disso, está sujeito a riscos e, em alguns casos de impacto, pode amassar.
Por isso, recomendamos que você retire suas joias ao praticar atividades físicas, atividades domésticas e que evite o contato com outros metais (ferramentas, pesos, maçanetas, etc.) e com materiais abrasivos (lixas, esponjas, etc.)
Atenção: Nunca utilize o anel de noivado para praticar atividades físicas, sobretudo, práticas realizadas em aparelhos de ginástica e musculação (maiores detalhes abaixo).

JOIAS COM DIAMANTES: CUIDADOS ESPECIAIS

Sim, diamantes são gemas extremamente duráveis, mas isso não significa que são indestrutíveis.
Quedas e golpes podem lascar e até mesmo quebrar diamantes e, além disso, enfraquecem as garras que garantem a segurança da pedra. Desse modo, evite expor suas joias a situações de risco (veja acima).
Evite também o contato com cremes, loções e sabonetes quando estiver utilizando joias com diamantes, pérolas e outras pedras preciosas. Isso por que, resíduos daqueles produtos facilmente podem se acumular nas gemas, deixando-as engorduradas e com o brilho visivelmente reduzido (confira abaixo como devolver o brilho em “DICAS”).

REDOBRE O CUIDADO COM ANÉIS DE NOIVADO

Anéis de noivado são peças extremamente delicadas, que exigem um pouquinho a mais de cuidado e carinho 🙂
Em geral, essas joias possuem garras mais aparentes e, justamente por isso, merecem atenção especial. Choques podem abalar as garras e comprometer a segurança das pedras. Por isso…

– Evite situações de impacto;
– Evite dormir com o anel, as garras podem enroscar nos tecidos e quebrar;
– Evite tomar banho e lavar as mão com o anel;
– Não lave louças nem realize outras atividades domésticas com o anel;
– Retire o anel de noivado ao entrar no mar ou na piscina;
– Não exponha a joia a temperaturas muito altas, como em saunas, por exemplo;
– Nunca utilize o anel de noivado para praticar atividades físicas, sobretudo, práticas feitas em aparelhos de ginástica e musculação.

Follow

About the Author

Reisman Alianças e Joias é uma das principais fábricas do Brasil. Fundada em 1967, conta com mais de 100 mil clientes atendidos. Em 2008, suas operações focaram-se no ecommerce, atendendo todo o território nacional com preços de fábrica.

  • […] Clique aqui para ver todas as dicas de como cuidar de suas joais com diamantes.  […]

  • >