Alergia ao utilizar aliança? O que é?

Alergia ao utilizar aliança? O que é?

Apesar de muito incomum, algumas pessoas podem apresentar alergia ao utilizar anéis de noivado e alianças, você sabia?

E se você apresentou também algum tipo de alergia ao utilizar sua joia, continue lendo! Explicaremos abaixo mais sobre o assunto! 

Tenho alergia quando utilizo minha aliança, devo me preocupar?

Caso você apresente qualquer tipo de alergia ao utilizar sua aliança, antes de mais nada, recomendamos que você vá a um dermatologista. Muito provavelmente seu médico irá recomendar que você suspenda o uso da aliança por alguns dias e que utilize uma pomada específica para tratar a irritação.

Na maioria dos casos, alergias causadas pelo uso das alianças são Dermatites de Contato.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. E existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica.

A dermatite de contato irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Normalmente, essa  é a causa mais comum de alergias relacionadas as alianças (iremos explicar melhor abaixo!).

Já a dermatite alérgica de contato aparece após repetidas exposições a um produto ou substância. Ela depende de ações do sistema de defesa do organismo. Essa forma de dermatite de contato ocorre, em geral, pelo contato como produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha, medicamentos de uso tópico, entre outros. A dermatite alérgica também pode ser uma das causas de alergias relacionadas à alianças, porém são ainda mais incomuns.

Alergia à aliança: dermatite de contato irritativa

Conforme explicamos acima, a dermatite irritativa é causada por algumas substâncias químicas. Como as alianças são utilizadas diariamente é muito comum que algumas pessoas não retirem nunca a joia. Justamente por isso, pode estar ocorrendo acúmulo de substâncias químicas abaixo da sua aliança!

Isso é consideravelmente comum entre homens e mulheres que não retiram suas alianças para lavar louças ou para tomar banho! Nesses casos, é possível que resíduos de detergente, xampus, sabonetes, etc. estejam se acumulando sob a sua aliança, desencadeando uma reação alérgica.

Portanto, note que não são diretamente as alianças que causam a alergia nesse caso, mas sim o contato com substâncias químicas que possam estar acumuladas na joia.

Como evitar?

Se isso estiver acontecendo com você — após o tratamento correto para acabar com a alergia — o melhor método de previnir é retirando sua aliança ao utilizar quaisquer produtos químicos.

Além disso, sempre seque muito bem as mãos antes de colocá-la. Provavelmente, você possui maior sensibilidade a algum componente utilizado na composição desses produtos, por isso, garanta que sua aliança esteja sempre limpa!

Alergia à aliança: dermatite alérgica de contato

Nesse caso, a alergia à aliança pode estar relacionada ao acúmulo de cremes ou, em casos mais raros, à própria aliança em si.

Apesar de muitíssimo incomum, é possível que você tenha alergia a algum metal que faz parte da composição das alianças.

Os casos de alergia ao utilizar as alianças normalmente são mais frequentes ao utilizarmos bijuterias ou joias em prata. No entanto, existem também casos de alergia ao utilizarmos alianças de ouro!

Aliança de ouro pode dar alergia?

Sim! Ao contrário do que muita gente pensa, alianças de ouro 18k podem, sim, causar alergia! Apesar de ser uma possibilidade remota, pode ser que você tenha alergia a algum dos metais presentes na composição do ouro 18k. Entenda melhor abaixo!

Inicialmente, é necessário que se compreenda que o ouro 18k — o mais indicado para confecção de joias —  é uma liga metálica que contém 75% de ouro puro + 25% de outros metais (cobre, prata, paládio, etc). Esses 25% de outros metais garantem mais resistência à joia, uma vez que o ouro puro é um metal extremamente maleável. Por isso, caso as joias fossem feitas apenas com ouro puro, elas amassariam muito facilmente!

o que é ouro 18k

Se você está apresentando algum tipo de alergia às suas alianças de ouro 18k, muito provavelmente, a alergia pode estar sendo desencadeada por algum dos outros metais presentes na liga metálica. 

Por isso, pode acontecer de você ter outras joias em ouro 18k que não te causem alergia. Isso causa estranhamento em algumas pessoas, mas fique tranquilo! Muito provavelmente a liga metálica utilizada nelas, simplesmente não utiliza o metal ao qual você tem alergia.

Outra possibilidade também é que você não tenha desenvolvido alergia a essas outras joias em ouro 18k por utilizá-las por menores períodos, retirando-as com mais frequência. Lembre-se que a dermatite alérgica de contato ocorre apenas quando a pele é exposta frequentemente ao componente ao qual temos alergia! E, como as alianças são utilizadas todos os dias… já viu!

É importante levar em conta que cada organismo reage de um modo a determinado componente. Por isso, não necessariamente aquilo que causa alergia a outra pessoa é a causa da sua reação alérgica. A prova disso é que, muito provavelmente, seu parceiro(a) não desenvolveu nenhum tipo de alergia a aliança, mesmo sendo ela feita com o mesmo material!

Inclusive, existem casos ainda mais incomuns de pessoas que desenvolvem a alergia muito tempo depois, após o uso da aliança durante anos!

Nesses casos, é importante que você investigue qual o metal que pode estar causando a alergia. Isso é possível com ajuda de dermatologistas ou alergistas. Caso você identifique o metal que desencadeia a reação alérgica, entre em contato com sua joalheria para verificar se é possível confeccionar a joia sem esse componente.

Mas lembre-se, conforme informamos acima, na grande maioria dos casos, as alergias são dermatites irritativas (ou seja, não são causadas pelas alianças em si). Normalmente, tratando a alergia com a orientação de um dermatologista e seguindo as recomendações de sempre manter a aliança limpa já resolvem o problema! Por isso, recomendamos que você primeiro verifique se não se trata de uma dermatite irritativa para depois investigar melhor o caso (o que costuma ser mais trabalhoso e demorado!)

Este post tem 3 comentários

  1. Valéria Magda

    Eu já tive alergia usando minhas alianças, e era porque eu NUNCA limpava embaixo delas! Me causou irritação, passei a lavar louça e usar cremes sem a aliança, seco muito bem a minha mão e somente após isso eu coloco a minha preciosa aliança.

  2. Ana Carolina Dantas

    Obrigada por esse post! Uso minha aliança há 2 anos e nunca tive nenhuma alergia. Agora lendo a matéria percebi que minha alergia começou bem quando eu passei a usar frequentemente alcool gel nas mãos utilizando a joia devido ao COVID.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.